Consultoria
Somos a MD CONSULTORIA, empresa com larga experiência no mercado, adquirida ao longo de mais de 10 anos nos trabalhos de Consultoria.
Estudo de Avaliação de Risco em Instalações Portuárias
Recentemente, foi publicada a Resolução CONPORTOS no 53, de 04/09/2020, estabelecendo os requisitos necessários para a elaboração do Estudo de Avaliação de Risco (EAR).
A metodologia para avaliação de riscos a ser utilizada consiste na aplicação dos conceitos contidos nas normas da série ABNT NBR ISO/IEC 31000 à segurança portuária, por meio do método “Análise de Riscos com Ênfase na Segurança Portuária” (ARESP).
Essa metodologia específica denominada de ARESP é fruto de um trabalho acadêmico de Felipe Scarpelli.
A adoção dessa metodologia padronizou os Estudos de Avaliação de Risco e trouxe mudanças significativas para melhorar o tratamento dos riscos nos portos brasileiros, demandando um nível maior de conhecimento das Instalações Portuárias para avaliarem tecnicamente os Estudos de Avaliação de Risco que receberem das Organizações de Segurança, ou para saberem elaborar seus próprios Estudos, quando feitos pelo seu Elemento Organizacional.
O método ARESP implica, dentre outros aspectos peculiares de uma avaliação de risco para a conformidade com o ISPS Code, no preenchimento de planilha para a estimativa do grau de risco portuário, com cenários de riscos pré-determinados, que nortearão as medidas de tratamentos dos riscos avaliados nos Planos de Segurança Portuárias das Instalações Portuárias.
Plano de Segurança
A MD Consultoria adota o seguinte conceito de sistema de segurança para a elaboração do Plano de Segurança Portuária: Sistema de segurança é um sistema de controle interno voltado para a segurança dos ativos e das atividades de uma organização, de forma a garantir a plena realização dos seus objetivos e a sensação de segurança de todas as pessoas que façam parte das suas atividades de negócio.
Ao elaborar o Plano de Segurança Portuária, as disposições normativas da Resolução CONPORTOS no 53, de 04/09/2020 e das normas da Receita Federal do Brasil devem ser observadas para a conformidade a legislação aplicável.
- Promover a segurança interna da Instalação Portuária, através de sua Unidade de Segurança, atuando na vigilância e guarda de todas as instalações e da interface com as embarcações atracadas na Instalação;
- Fortalecer o sistema de segurança e contribuir para a sensação de segurança na Instalação Portuária;
- Cooperar com os órgãos de segurança pública e demais agentes intervenientes para a segurança na cadeia logística.
Auditoria do Plano de Segurança Portuária
A MD Consultoria, Auditoria e Capacitação LTDA, pioneira na formação de auditores e na realização de auditorias em instalações portuárias com foco nas normas internacionais do ISPS Code, e comprometida em agregar valor ao seu cliente, realiza essas auditorias com a finalidade de:
- Verificar a conformidade do Plano de Segurança Portuária e propor ajustes e modificações necessários para melhorar o sistema de proteção e para manter essa conformidade com o Código ISPS;
- Fornecer suporte para as revisões e atualizações do Plano de segurança;
- Preparar a instalação portuária para receber a auditoria/inspeção da CONPORTOS/CESPORTOS;
- Melhorar ainda mais a proteção da instalação portuária.