O presente trabalho versa sobre tema de especial interesse nos dias atuais, principalmente por conta da violência e, conseqüente, incremento da criminalidade.
Propõe o autor, através de linguagem objetiva, levar ao leitor não iniciado em estudos de Segurança e Justiça informes a respeito do modus operandi de autores de ilícitos penais, os correspondentes tipos dos ilícitos mais comuns, o desinteresse do cidadão em procurar as instituições públicas para resolução dos problemas, o assédio de instituições privadas que se comprometem a “vender segurança”, a propaganda incessante de novas tecnologias de segurança e os efeitos psicológicos na pessoa da vítima da violência e da fraude e dos seus familiares.
No meio a todos os problemas citados, além da crise das instituições públicas encarregadas da Segurança e Justiça que, hodiernamente, repensa a forma do seu atuar, encontra-se o cidadão, a principal vítima dos crimes contra a pessoa e contra o patrimônio.
O livro sugere ao leitor o comportamento que o leigo deve adotar diante das dificuldades precitadas, não só atitudes preventivas, quanto à criminalidade violenta e fraudulenta, mas também de precaução, à vista de novas formas de segurança propostas.
Sem dúvidas, o leitor terá oportunidade de adquirir conhecimentos úteis com a leitura desse trabalho, informações que o auxiliarão, por certo, na sua vida diária e das pessoas que lhe estão próximas, minorando a sensação de insegurança que a todos atinge.
Recife, julho de 2003.
Eleonora de Souza Luna
Procuradora de Justiça do MPPE.
Professora Assistente 1, da Faculdade de Direito do Recife-UFPE.
Avaliações
Não há avaliações ainda.